Desenvolver projetos que estimulem práticas modernas de didática e de aprendizagem para tornar a sala de aula mais atrativa. Esse é o objetivo da Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed). Ao longo do ano letivo, professores da rede pública municipal receberam diversas capacitações envolvendo o uso das tecnologias na educação com as ferramentas de uma das principais empresas de serviços online e software do mundo: o Google. Agora, a gigante americana certificará 53 professores com um selo reconhecido em todo o mundo.
Para conquistarem a certificação, esses professores - que foram presenteados pela multinacional com vouchers - realizarão uma prova. Se aprovados, eles receberão o certificado, que tem validade de três anos e é reconhecido em todo o mundo. O selo poderá ser utilizado no currículo, no portfólio e nas redes pessoais. “Trata-se de um importante reconhecimento para aqueles professores que saíram na frente e estão, por exemplo, aplicando metodologias ativas de ensino com uso de tecnologia ou criando novas experiências de ensino-aprendizagem usando recursos da internet e da plataforma Google for Education”, afirma o coordenador do setor de Tecnologia e Educação da Semed, Vinícius Amaral.
"Muito mais do que trazer recursos digitais, o que o projeto do Google for Education propõe é a transformação do mindset pedagógico para um mundo de poderosas experiências de aprendizagem para todos. Uma forma de incentivar essa transformação é por meio do reconhecimento e do empoderamento dos educadores. E, com os vouchers, o município de Betim poderá reconhecer o esforço daqueles que se aventuraram nesse propósito de transformação de mindset. Aqueles que conseguirem a aprovação se sentirão fortalecidos para continuar a jornada de serem agentes de mudança da educação", afirmou a Account Manager da Google, Larissa Silveira.
Formações
Os educadores da rede municipal de Betim estão exercitando novas formas de mediar o ensino com o auxílio das tecnologias digitais. O curso "Uso das Tecnologias na Educação", desenvolvido pela coordenadoria de Tecnologia e Educação, é composto por cinco módulos que envolvem as ferramentas do Google, como Google Agenda, G-mail e Drive, Google Docs, Google Apresentação e Gloogle Classroom.
Para a secretária da Educação, Marilene Pimenta, qualidade do ensino e valorização dos profissionais são prioridades no município. "Nossa formação tem o monitoramento diário que busca acompanhar os professores, incentivando-os a superarem as dificuldades e dúvidas que surgem ao longo do curso. O cenário do ensino remoto na rede municipal tem nos desafiado a encontrar alternativas e essas ferramentas são nossas aliadas no processo de ensino-aprendizagem".