Notícias . 05/07/2019
Processo para contratação de médicos continua em Betim

Estão disponíveis, vagas para 37 especialidades. A seleção será feita em uma única etapa de avaliação curricular de títulos e de experiência profissional

Continuam abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de médicos de diversas especialidades para a rede SUS Betim. O Edital 001/2019, publicado em maio deste ano, está selecionando profissionais para repor o quadro de médicos nas unidades de saúde, além da formação de cadastro de reserva para substituições temporárias, como licenças, férias e futuras rescisões de contratos.

Até o final de junho, das 488 vagas abertas, somente 33 foram preenchidas, restando ainda 455 vagas disponíveis. Especialidades como cardiologia pediátrica, cirurgia pediátrica, geriatria, neonatologia, neurologia, neuropediatria, neurocirurgia, gastroenterologia, dentre outras, ainda não tiveram candidatos inscritos, interessados em participar do processo seletivo.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Guilherme Carvalho, devido à escassez de profissionais que queiram atender na rede pública de saúde, em Betim e em diversos outros municípios, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem enfrentado dificuldades de contratação e a alta rotatividade de médicos . ¿Betim mantém abertos os processos seletivos, garantindo aos contratados os mesmos incentivos e gratificações dos servidores efetivos . Mas não só a remuneração motiva um profissional. Por isso, a SMS está investindo na estrutura das unidades, mantendo os estoques abastecidos e oferecendo os pagamentos em dia¿, explica.

Para Gilmar Borges, um dos médicos generalistas contratados por meio do PSS deste ano, a saúde pública de Betim está melhorando, com a preocupação da atual gestão de governo. Ele contou ter sido muito bem recebido pela comunidade e afirma que a população só tem a ganhar com as novas unidades e arranjos da saúde pública local. ¿A unidade onde atuo, por exemplo, teve sua construção planejada e possui a infraestrutura adequada para oferecer a melhor assistência à população e boas condições de trabalho aos profissionais, o que facilita o nosso serviço¿, contou.

Até o momento, o maior número de contratações foi realizado na Atenção Primária, para recompor o quadro de médicos generalistas das equipes de Equipes de Saúde da Família (ESF) das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Das 22 vagas abertas, 10 foram preenchidas, restando 12 disponíveis. Para os profissionais do cargo de médico de 40h semanais, que irão atuar na ESF com dedicação exclusiva, a remuneração será de R$ 6.539,16, mais gratificações de R$ 5.231,33, totalizando R$ 11.770,49.

Inscrições
Os candidatos podem se inscrever ao longo de todo o período de vigência do edital, que tem prazo de um ano a contar da data da publicação. As inscrições são online e o interessado deverá preencher o formulário no endereço eletrônico

A seleção será feita em uma única etapa de avaliação curricular de títulos e de experiência profissional, com caráter classificatório. As publicações oficiais referentes ao Processo Seletivo Simplificado serão realizadas no Órgão Oficial do município com acesso no portal
www.betim.mg.gov.br/orgaooficial e o edital está disponível no link: https://bit.ly/2LCMpOE