Notícias . 11/12/2018
Prefeitura comemora resultados do 1º ano do "Sementes do Bem"

Programa ambiental já capacitou 1.630 e ducadores infantis, que replicam o conhecimento entre os alunos

O programa de educação ambiental "Sementes do Bem", implantado pela Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmad), em fevereiro de 2018, já capacitou 1.630 educadores da rede infantil. Ao todo, 64 instituições de ensino infantil, centros infantis municipais (CIM) e creches conveniadas, que reúnem quase dez mil alunos, já aplicam, no dia a dia, as práticas sustentáveis ensinadas pelo programa.

O resultado é que a meta de promover a consciência ambiental e estimular práticas sustentáveis no cotidiano das escolas e das famílias já está sendo percebida nas instituições de ensino. Práticas como o armazenamento de água de chuva, coleta seletiva, reciclagem de materiais e o envolvimento das famílias já estão se tornando hábito, ao mesmo tempo em que também estimulam a continuidade do programa.

O Sementes do Bem representa um dos muitos esforços implementados para garantir um meio ambiente equilibrado, criando ferramentas de interlocução entre a escola e a sociedade. A capacitação dos educadores infantis é o primeiro passo. Os educadores repassam, de forma lúdica, o conhecimento recebido aos alunos, que se tornam multiplicadores das ideias sustentáveis na comunidade.

"É no município que a conservação da natureza se pratica efetivamente. Preparar crianças, por meio de programas de educação continuada, formará agentes ambientais mirins capazes de contribuir na melhoria do meio em que vivem. Estabelecer uma situação de benefício mútuo entre meio ambiente e comunidade é condição indispensável para que o nosso trabalho seja bem sucedido", constata o secretário da Semmad, Ednard Tolomeu.

O programa conta atualmente com mobilizadores sociais que fazem visitas nas casas da Regional Imbiruçu. Porta a porta, estagiários, também treinados pelos educadores ambientais, entregam cartilhas, ensinam como realizar a coleta seletiva e armazenar e economizar os bens naturais. "Nossos mobilizadores nos contam que são recebidos com cordialidade e as famílias manifestam grande interesse por tudo aquilo que eles ensinam", comenta Ednard.

O secretário adianta que o programa vai crescer. "Pretendemos atender todas as unidades infantis do município e, até o final dessa gestão, vamos atender também as escolas municipais do ensino fundamental", completa.

PARCERIAS DE QUE DERAM CERTO
O "Sementes do Bem" é uma ação da Semmad, em parceria com a Secretaria de Educação (Semed) e Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe). A Semed incluiu no planejamento escolar atividades envolvendo as crianças de dois a cinco anos. Já a Semmad capacitou os professores do ensino infantil e disponibilizou espaços, como o Centro de Educação Ambiental, para as atividades com os alunos da rede municipal.

"Os servidores das instituições de ensino recebem os treinamentos teóricos e práticos e participam intensamente das trilhas ecológicas no Parque Felisberto Neves, buscando a melhor forma de como introduzir a cidadania socioambiental na rotina educacional da criança", comenta Ednard Barbosa.

Já a Funarbe, de acordo com o seu presidente Dudu Braga, atua com as crianças em fase de desenvolvimento e o objetivo é transformar esse pequeno cidadão num defensor ambiental. "Para isso, usa ferramentas lúdicas como o teatro, atividades circenses, música como forma de aprendizado. A ideia é educar ambientalmente usando essas técnicas, que fazem com que as crianças respondam mais rápido ao aprendizado", explica.

Última Atualização: Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2019 às 16:20:37