Notícias . 01/11/2018
Prefeitura de Betim adere à campanha Novembro Azul

Secretaria Municipal de Saúde promove ações de promoção da saúde do homem, prevenção e combate ao câncer de próstata

A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá diversas ações educativas para a promoção da saúde masculina e conscientização sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de próstata. As atividades, que fazem parte da Campanha Novembro Azul, serão realizadas em diversos pontos da cidade, com palestras informativas, blitze com distribuição de material educativo, atividades recreativas e orientações nas salas de espera das unidades de saúde, ao longo deste mês.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás, apenas, do câncer de pele não melanoma. Em 2018, o Inca estima que surgirão 68.220  novos casos da doença no país. No Sistema Único de Saúde de Betim (SUS-Betim), de janeiro a setembro de 2018 foram registrados 82 novos casos - no período do ano anterior foram registrados 65 casos.

De acordo com a Diretora Operacional da Saúde, Tânia Rezende, a campanha também se propõe aumentar a conscientização dos homens sobre a realização dos exames preventivos do câncer de próstata, como o toque retal e o PSA (antígeno prostático específico) , principais meios para avaliar as alterações na próstata. "A melhor forma de garantir a cura da doença é o diagnóstico precoce . Mas, m uitas vezes, por desinformação ou preconceito, os homens resistem à ideia de fazer os exames. Por isso é tão importante desmistificar a doença e esclarecer sobre a importância da prevenção", destaca.

Prevenção:

Mesmo com a ausência de sintomas, a partir dos 45 anos, os homens com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, podem procurar a UBS de sua referência para conversar com um médico sobre os exames de toque retal e de sangue PSA (antígeno prostático específico) que permitem avaliar as alterações na próstata. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Quando a doença é diagnosticada precocemente, as chances de sucesso no tratamento são muito maiores. Além de realizar os exames regularmente, também é fundamental prevenir a doença por meio de hábitos saudáveis, o que inclui uma dieta balanceada, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, não fumar e praticar atividades físicas regularmente.

Dados do câncer de próstata em Betim
*Casos confirmados de câncer de próstata no SUS-Betim:
2018 (janeiro a setembro): 82
2017 (janeiro a setembro): 65
2017: 84
2016: 69
*Fonte: Comissão Técnica de Alta Complexidade/Oncologia - Diretoria de Regulação, da Secretaria Municipal de Saúde de Betim.

Confira abaixo o cronograma de ações da Secretaria Municipal de Saúde*:

Ação

UBS Universal

Café com conversa - orientações sobre o câncer de próstata.

e 17h às 18h

Semáforos próximos à CNR e às concessionárias da Av. Edméia Mattos Lazzarotti

Blitz do Bem - Hospital Público Regional de Betim em ação.

UBS Teresópolis

Orientações em sala de espera - a importância do cuidado da saúde do homem.

UBS Citrolândia

Palestra sobre a saúde do homem, roda de conversa e confraternização.

UBS Dom Bosco

Realização de testes rápidos para os homens, pedidos de PSA, encaminhamentos para urologia e palestras nas salas de esperas sobre saúde masculina.

UBS Universal

Palestra sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina

UBS Teresópolis

Orientações em sala de espera - o câncer de próstata.

UBS Senhora de Fátima

Palestra sobre a importância do controle da hipertensão e atividades em sala de espera.

UBS Senhora de Fátima

Palestra educativa sobre prevenção câncer de Próstata e atividades em sala de espera.

UBS Paulo Camilo

Palestra sobre a promoção da saúde do homem, roda de conversa e solicitação de PSA de pacientes que estão sem controle há mais de um ano.

UBS Senhora de Fátima

Roda de conversa: cuidados com o corpo

UBS Senhora de Fátima

Sala de espera: Importância do teste rápido/realização do exame

UBS Teresópolis

Blitz - panfletagem e distribuição de preservativos em ponto movimentado do bairro (Av. Belo Horizonte com Duque de Caxias)

8h30 às 10h

Concentração - Praça do Encontro (Av. Marco Túlio, em frente ao Super Luna)

Caminhada do Bem - Hospital Público Regional de Betim em ação.

10h às 12h30

Complexo Esportivo Horto

Campeonato do Bem - corrida do ovo, corrida do saco, futsal e circuito bike.

7h30 às 15h

UBS Teresópolis

Mutirão de atendimento de saúde do homem, palestra e realização de testes rápidos.

UBS Senhora de Fátima

Dia dedicado ao homem: consultas, testes rápidos, aferição de pressão, cortes de cabelo, confraternização.

8 às 12h

UBS Homero Gil

Palestras sobre câncer de próstata, exames clínicos, solicitações de exames de PSA, atualização cadastral e cartão SUS, atualização vacinal.

Blitz educativa.

UBS Imbiruçu

Palestra sobre prevenção e promoção da saúde do homem.

UBS Campos Elíseos

Palestra sobre a prevenção da saúde do homem e mutirão para o atendimento das demandas apresentadas.

UBS Imbiruçu

Palestra sobre tabagismo e alcoolismo.

UBS Teresópolis

Orientações em sala de espera - o homem e as IST.

26 a 30

UBS Imbiruçu

Realização de testes rápidos e conferência de cartões de vacinação e administração de vacinas.

*Cronograma sujeito à alteração.

Última Atualização: Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018 às 15:05:05