Notícias . 31/10/2018
Arte que vem das ruas é exibida no Museu Paulo Araújo Moreira

Obras da 3ª   exposição "Artistas de Rua" retratam o olhar das pessoas em situação de rua

O Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo recebe a 3ª edição da exposição "Artistas de Rua". A mostra estará aberta à visitação de 12 até 26 de novembro com trabalhos artísticos variados. O objetivo é dar visibilidade aos materiais produzidos pela população em situação de rua de Betim, como uma das atividades realizadas para reinseri-los na sociedade. A exposição é promovida pela Prefeitura de Betim, por meio do Centro de População de Rua (Centro POP), ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e conta com o apoio da Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe).

A exposição reúne as produções artísticas confeccionadas pelos usuários do Centro Pop, que vão desde pinturas em tela, artesanatos com latinhas, dobraduras de papel recicláveis e flores em EVA, e uma exposição fotográfica. Os trabalhos são resultados das oficinas artísticas promovidas pelos educadores sociais da unidade, como meio de expressão de suas mais diversas vivências, demonstrando visões e sentimentos sobre Betim.

De acordo com o coordenador do Centro Pop, Tarcísio Pimentel, "a mostra é uma das iniciativas realizadas para promover a reinserção da população de rua na sociedade. A oportunidade eleva a autoestima dos artistas, ao mesmo tempo em que desconstrói alguns estereótipos que a sociedade possui em relação à população em situação de rua", explica.

Inclusão

O trabalho da Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria de Assistência Social para acolher e acompanhar os moradores de rua, é um esforço contínuo e coletivo de todos os órgãos do poder público. Para garantir que a população em situação de rua seja acolhida e acompanhada de maneira adequada, a equipe do Centro POP atua para garantir que esses tenham seus direitos assegurados. A ação conta com o apoio de outros equipamentos do Poder Executivo, bem como os outros entes públicos e, principalmente, com as organizações da sociedade civil (OSC's).

De acordo com secretária municipal de Assistência Social, Fabiane Patrícia Quintela, "existe uma preocupação em garantir que as pessoas em situação de rua não tenham seus direitos violados. É por isso que, além de promovermos eventos como a exposição "Artistas de Rua", temos a preocupação em garantir que a população em situação de rua seja atendida de maneira respeitosa e tenha seus direitos garantidos, em todos os órgãos e equipamentos públicos", destaca.

Doações
O Centro Pop recebe doações dos moradores de Betim, tais como geladeiras, fogão, botijão de gás, camas, sofás, televisão e outros móveis para mobiliar as casas para as quais os moradores, que optam por deixar, as ruas são encaminhados.

III Exposição "Artistas de Rua"
Data:  12/11/2018 a 26/11/2018
Local:  Museu Paulo Araújo Gontijo - Avenida Governador Valadares, 115 - Centro.
Horário:  8h às 17h30.
Informações:  3591-1224