Prefeitura de Betim IPTU 2015
Webmail PMB
Contracheque
Cadastro Habitação
Licitações
Portal do Contribuinte
Ouvidoria
Consulta Protocolo
Cadastro de Estagiário
Notícias . 04/10/2018
Betim tem programação especial para o Outubro Rosa
 

No mês internacional de prevenção ao câncer de mama, agenda unificada traz diversas ações de saúde   
 
A Prefeitura de Betim preparou uma programação especial para celebrar o Outubro Rosa. A campanha é realizada para promover a conscientização contra o câncer de mama. Um calendário unificado foi preparado pela administração municipal, com o apoio de entidades e instituições parceiras, para a realização de diversas ações no município.
 
A abertura oficial da programação foi na segunda-feira passada, dia 1º. No pátio do Centro Administrativo João Paulo II, os servidores puderam participar do evento que ressaltou a importância da prevenção à doença e do apoio às mulheres que tiveram o câncer de mama ou estão em tratamento.
 
Uma das entidades parceiras, a associação Um Novo Amanhecer (UNA) está promovendo palestras motivacionais orientadas por pacientes oncológicas. "Nosso formato tradicional é uma palestra, mas acaba se transformando num bate-papo, no qual abordamos a vivência do paciente. Ao longo dessa conversa, falamos das formas de superação, prevenção e discutimos os mitos em torno do câncer", ressalta a presidente da associação e palestrante, Raquel Rossi.
 
Confira a programação dos próximos dias:
Dia 6:
Outubro Rosa no posto Icaivera
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Icaivera, promoverá diversas ações educativas e exames preventivos do câncer de mama. As mulheres, a partir de 49 anos, serão atendidas para o exame avaliativo das mamas.  As que tiverem vida sexual ativa poderão também fazer o exame Papanicolau para a prevenção do câncer do colo do útero. Nos casos em que houver a detecção de alterações, as pacientes serão encaminhadas para o acompanhamento com o médico especialista.
 
Outro serviço que estará disponível é o atendimento odontológico para a prevenção do câncer de boca, direcionado para mulheres e idosos.  Aferição de pressão, teste de glicemia, apresentação do grupo de Lian Gong, palestras educativas e bingo também fazem parte da programação.
Endereço: rua Pirá, 89, Icaivera.
Informações: 3594-7765 .
 
Dia 08: palestra para os usuários da Apromiv
Na segunda-feira, 8, o grupo de idosos da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice (Apromiv) poderá assistir palestras e receber orientações   da equipe da UNA. A ação é voltada apenas para participantes do grupo.
Informações: 3532-3114 ou 3532-2417.


Dia 26: 9ª Caminhada Outubro Rosa
A concentração para a caminhada será no Monte Carmo Shopping, a partir das 8h30. O trajeto inclui a passagem pelo Centro de Especialidades Divino Ferreira Braga e retorno para o estacionamento do centro de compras. 
 
"Após a caminhada, nós teremos diversos estandes no shopping. A população poderá receber atendimento jurídico gratuito oferecido pela OAB. A Faculdade Pitágoras proporcionará massagem estética e também teremos uma rua de lazer do Sesc-MG", informou a supervisora assistencial da Organização de Combate ao Câncer (Orcca), Fernanda Martins.  
 
Segundo ela , haverá também orientação sobre a prevenção do câncer de mama, aferição de pressão e glicemia. "O nosso objetivo é levar o máximo de informações para a população", ressalta.
 
Dia 26: Show beneficente Outubro Rosa
Para arrecadar doações para as pacientes oncológicas, o Mercado Central de Betim receberá o show beneficente da cantora Ana Carina, a partir das 19h. À noite também será realizada uma exposição com fotografias das pacientes, assinadas pelo fotógrafo Ronaldo Silveira. A realização é da associação UNA com a Secretaria Municipal de Governo (Segov). Para participar, é necessário trocar 1 kg de alimento não perecível pelo ingresso. A troca é realizada na Casa da Cultura Josephina Bento, das 8h às 18h.
Informações: 3594-3096.
 
Dia 30: Chá com as pacientes oncológicas
O quintal da Casa da Cultura Josephina Bento receberá as pacientes oncológicas para um a tarde de lazer , a partir das 15h. A programação conta com um varal de lenços solidários, música s ao vivo, estandes de beleza e fotografia. Cada paciente terá o direito de levar um acompanhante. A realização é uma parceria da associação UNA com a Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe).
 
Dia 31: Outubro Rosa na Regional Citrolândia
A Regional Citrolândia irá realizar uma série de ações, a partir das 15h.   Palestras sobre prevenção, quebra de estigmas e superação ao câncer serão feitas pela UNA. Haverá ainda consultoria jurídica, sorteio de brindes e música ao vivo.  
Endereço: rua Dr. José Mariano, 843, Citrolândia.
Informações: 3531.7505.
 
A doença
Entre janeiro e julho de 2018, 74 pacientes em Betim receberam atendimento para tratar o câncer de mama, enquanto que, em 2017, nesse mesmo período, foram 56 pessoas. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge a população feminina mundial e brasileira.
 
Segundo o Ministério da Saúde, a doença é resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente e outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início. Os sintomas são:


- caroço (nódulo), geralmente indolor;
- alterações no bico do peito (mamilo); pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
- pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;      - saída de líquido anormal das mamas.
 
A mulher deve se tocar, olhar, apalpar e sentir as mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Em caso de alterações persistentes, deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa.
 

     
Resolução recomendada: 1024x768
Última Atualização: Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018 às 10:01:43


PREFEITURA DE BETIM
Rua Pará de Minas, 640 • Brasiléia • Betim-MG • CEP. 32.600-412 • Tel.: (31) 3512-3444 • 3512-3000
Horário de funcionamento: 10h00 às 17h00
 
português