Notícias . 10/05/2018
Prefeitura de Betim promove semana dedicada à enfermagem

Para homenagear os profissionais de enfermagem da Rede SUS Betim, a prefeitura, por meio da Diretoria Operacional e do Hospital Público Regional de Betim (HPRB), realizará várias palestras durante a "Semana da Enfermagem", de 14 a 18 de maio, no auditório do HPRB. A programação foi planejada para celebrar as datas 12 e 20 de maio, quando são comemorados, respectivamente, o Dia Nacional do Enfermeiro e o Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.

A Semana da Enfermagem contará com exposições abordando vários aspectos da atuação dos profissionais, dentre eles: "Cultura de Segurança do Paciente", "Comunicação Efetiva e Segura na Relação Interpessoal", "Postura Profissional e Identidade", "Uso da Tecnologia Leve e Valorização dos Cuidados de Enfermagem", "Desafio de se Fazer a Enfermagem na Saúde Pública", "O Profissional 360 graus", dentre outros temas. Os palestrantes serão servidores públicos municipais e representantes de instituições de ensino de Betim, com ampla experiência e qualificação na área.

"É mais do que justa esta homenagem. Os profissionais de enfermagem são responsáveis por acompanhar os pacientes durante todo o processo de restabelecimento de sua saúde. Eles também atuam em ações de prevenção e educação, e são pilares importantes da rede de saúde. Eles que cuidam 24 horas do paciente: acompanhando seu quadro clínico, administrando medicamentos, cuidando de sua higiene, além de fazer companhia e orientar sobre a evolução de seu tratamento", destaca Guilherme Carvalho, secretário de Saúde.

Origem das datas
Esta profissão, que exige uma dose cavalar de amor e dedicação, nasceu voluntária, por meio de enfermeiras que realizavam partos e cuidavam de vítimas de guerras. No Brasil, ela foi regulamentada em 1986 (Lei Nº 7.498/86, 25 de junho de 1986).

A escolha do dia 12 se deu em referência à enfermeira Florence Nightingale, que nasceu em 12 de maio de 1820, enfermeira de origem inglesa e que marcou a história da enfermagem no mundo. O dia 20 de maio faz referência à morte da enfermeira Ana Nery, pioneira em enfermagem no Brasil, que faleceu no dia 20 de maio de 1880.

Enfermeiros na rede SUS Betim
Os profissionais da área de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares) estão inseridos em todas as linhas de cuidado: Unidades Básicas de Saúde, Programa de Saúde da Família, Centros de Referência em Especialidades, Centros de Referência em Saúde Mental, Maternidade Pública, Hospital Público Regional de Betim, Banco de Leite Humano, Central de Abastecimento Farmacêutico e Insumo (Cafi) e no nível central da Secretaria de Saúde.

De acordo com a referência técnica da Enfermagem, Analice Lacerda, a área de enfermagem atua em todos os níveis de atenção: "a enfermagem faz parte da vida do usuário em todas as fases: nascimento, infância, adolescência, adulta, idosa e falecimento. Os profissionais prestam atendimento para garantir o cuidado de qualidade, acolhedor e humanizado que perpassa a prevenção, promoção à saúde e o tratamento, orientações adequadas sobre saúde, reabilitação e cuidados paliativos - aqueles realizados em pacientes que estão diagnosticados com alguma doença que ameaça a continuidade da vida", explica.

Profissionais da Enfermagem no SUS Betim
   445 enfermeiros
·   1.441 técnicos de enfermagem
·   374 auxiliares de enfermagem

Semana da Enfermagem
Quando: de 14 a 18 de maio
Onde: Auditório do Hospital Público Regional de Betim
Endereço: avenida Edméia Mattos Lazzarotti, 3.800, Ingá - Betim.
Inscrições: (31) 3512-3196

Última Atualização: Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018 às 16:50:52