Notícias . 10/05/2018
Prefeitura cria programa para facilitar acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho

Com intuito de suprir uma demanda das empresas e dos profissionais portadores de deficiência de Betim, a Prefeitura está lançando o Programa Municipal de Acesso à Pessoa com Deficiência ao Mercado de Trabalho. Realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Superintendência de Trabalho Emprego e Renda (Seter) em parceria com Coordenadoria de Apoio e Assistência à Pessoa Portadora de Deficiência (Caapd), o programa vai ajudar as pessoas com deficiência a conseguirem uma colocação no mercado de trabalho.

A Seter irá criar um cadastro municipal de mão de obra de pessoas portadoras de deficiência. Esse cadastro será disponibilizado para as empresas que buscam por esses profissionais.   Além disso, quando surgir uma vaga no sistema da Seter, as pessoas já cadastradas e que se encaixarem no perfil solicitado, serão indicadas.

A ideia do programa surgiu após visitas realizadas em diversas empresas da cidade, que constataram as dificuldades destas em cumprir a cota legal de contratação de pessoas com deficiência. De acordo com a Lei Federal nº 8.213/91, empresas com mais de 100 funcionários devem reservar de 2% a 5% das vagas do seu quadro de funcionários parapessoas reabilitadas ou com deficiência.

Para a Secretária Municipal de Assistência Social, Fabiane Quintela, o programa é um ganho para todos os envolvidos, pois além de gerar empregos e cumprir a lei, vai promover a inserção social da pessoa com deficiência. "Tínhamos um espaço vago entre o trabalhador portador de deficiência e a empresa. Hoje conseguimos organizar tanto a demanda das empresas em busca de profissionais, quanto a dos trabalhadores no tocante às vagas ofertadas e o perfil adequado. É um grande ganho para o nosso público que é assistido pela CAAPD e para quem oferta as vagas, que passam a cumprir não somente a obrigatoriedade da lei, mas também a inserção social e o bem da sociedade", afirmou.

Para participar do programa, as pessoas com deficiência, a partir dos 14 anos, devem fazer o cadastro na Seter. Os documentos necessários são: carteira de identidade, CPF, PIS, carteira de trabalho e laudo médico com o Código Internacional de Doença (CID). O cadastro pode ser feito pelo próprio candidato ou por uma pessoa por ele nomeada, através de uma procuração.

É importante frisar que, as pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), caso sejam empregadas, têm o benefício suspenso. E da mesma forma, se for desligado do emprego, o mesmo é reativado automaticamente.

Além da intermediação entre a mão de obra e a captação de vagas, o programa vai oferecer também cursos de capacitação e qualificação profissional, que visem ampliar e garantir a inclusão no mercado.

Informações:
Superintendência de Trabalho Emprego e Renda