Notícias . 16/04/2018
Saúde se prepara para Campanha contra a Gripe

Betim está se preparando para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que terá início no próximo dia 23 de abril e com previsão de término em 1º de junho. O Dia D da campanha, com grande mobilização em todo o país, está marcado para 12 de maio.

Fazem parte do grupo para receber a imunização: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais, professores, indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, jovens de 12 a 21 anos que estão cumprindo medidas socioeducativas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

"As doses contra a gripe estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de Betim. É importante levar o cartão de vacina", destaca a diretora Operacional da Secretaria de Saúde de Betim, Tânia Resende.

Contraindicações:
A vacina é contraindicada para alérgicos a ovo ou alérgicos a algum componente da vacina. Neste ano, a dose previne contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. A enfermeira da Central de Vacina da Vigilância em Saúde, Úrsula Santos, esclarece que o vírus é inativo, ou seja, não tem o poder de provocar a doença. Ainda de acordo com a profissional da Saúde, a previsão é de serem vacinadas mais de 95 mil pessoas e a meta é 90% de cobertura vacinal para grupo que irá receber a dose.

A gripe atinge o sistema respiratório, sendo uma infecção causada pelo vírus Influenza. Se a doença não for tratada pode provocar complicações graves e até a morte. Os sintomas são febre, fadiga, dor de cabeça, tosse, dor de garganta e muscular. A gripe é transmitida por meio de secreções de uma pessoa contaminada, tossir, espirrar ou pelas mãos.

Última Atualização: Terça-feira, 22 de Maio de 2018 às 14:48:08