Notícias . 10/04/2018
Mercado Central recebe Circuito Cultural e Feira da Agricultura Familiar

Após assumir a administração do Mercado Central, no último dia 2 de janeiro, a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), tem trabalhado para promover melhorias estruturais e organizacionais para o espaço. Com o intuito de fomentar a cultura e valorizar a agricultura na cidade, o estacionamento do Mercado Central de Betim receberá dois importantes eventos: o Circuito Cultural e a Feira da Agricultura Familiar, no próximo dia 14 de abril, às 9h.

A Feira de Agricultura Familiar de Betim (FAF) tem o intuito de oferecer à população um novo espaço para compras de produtos orgânicos, com preços acessíveis, além de ser uma forma de escoamento da produção. A feira irá movimentar e oferecer mais atrativos para quem visita o espaço. Os produtos serão vendidos pelas famílias cadastradas na Segov.

Na ocasião, serão entregues aos feirantes, gratuitamente, os kits doados pela a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA): uma barraca de inox com três divisões, jaleco, balança digital e caixas plásticas vazadas - para que possam vender seus produtos.

De acordo com o secretário municipal de Governo, Bruno Cypriano, essa é a oportunidade dos agricultores familiares escoarem as suas produções. "Unimos o útil ao agradável. Temos as barracas, o mercado e o Circuito Cultural, que será no mesmo dia e horário. Já os produtores têm produtos orgânicos, sem agrotóxicos, e com preços mais competitivos. Então, temos a certeza de que vamos oferecer produtos de qualidade para os betinenses", afirma.

Cultura é atrativo
O Circuito Cultural do Mercado Central será produzido pela prefeitura, por meio da Segov e com o apoio da Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe). O objetivo é proporcionar entretenimento à população, com shows de bandas, grupos e apresentações de artistas do município. Quem quiser se apresentar, deverá fazer o agendamento no setor administrativo do mercado.

Ainda segundo o secretário de Governo, os eventos estão sendo planejados para oferecer atrações que atraiam o público ao mercado e, também, para promover o resgate do passado do espaço, que já recebeu shows de samba e sertanejo. "Muitos artistas nos procuraram querendo se apresentar no Mercado Central por ser um ambiente propício à cultura e à arte. Então, juntamente com a Funarbe, estamos lançando o Circuito. Será mais uma opção para a família betinense com diversão e entretenimento de qualidade", explica.

Além de apresentações artísticas, futuramente, o Circuito deve oferecer atrações como feiras de motos, carros antigos e concursos de fantasias.

Mercado Central de Betim
O que: