Notícias . 16/02/2018
Construção do Aeródromo Inhotim é iniciada em Betim

Empreendimento privado terá investimento de R$ 140 milhões e uma estimativa de gerar 21 mil postos de trabalho quando atingir sua capacidade plena de operação

As obras do Aeródromo Inhotim serão lançadas na próxima quinta-feira, 22.  Com investimento estimado  em  R$ 140 milhões, a construção já foi autorizada pela Agência Nacional  de  Aviação Civil (Anac) e recebeu a licença ambiental do Conselho Municipal  de  Desenvolvimento Ambiental (CODEMA), em dezembro do ano passado. Com o início da edificação, a expectativa é gerar mais de 640 empregos diretos e 800 indiretos  em Betim. Em seu pleno funcionamento, a expectativa é a de gerar 21 mil postos de trabalho diretos e indiretos.

O empreendimento vai atender a grande demanda de visitantes, do Brasil e do exterior, que visitam o Instituto Inhotim, um dos maiores centros de arte contemporânea do mundo.  O aeródromo também irá receber voos  executivos de menor porte, voos comerciais não regulares e de carga, além de  dar suporte as atividades industriais de Betim e região.

De acordo com o presidente da Orion Consórcio Investidor, responsável pelo empreendimento, Luiz Tito,  a novidade confere à região um importante equipamento comunitário. "Primeiro, pela segurança que gera, já que a região não tem um local de pouso, sequer para helicóptero, em situações de emergência. Ele também oferece um suporte para o parque industrial e comercial, localizados na própria Betim e em seu entorno", adianta.

Pesquisas apontam que a região tem uma demanda de, aproximadamente, 3 mil voos anuais, originados de diversos destinos. Com a construção do aeródromo, há a possibilidade de ampliação desse fluxo, o que vai trazer benefícios para Betim e cidades vizinhas.  As atividades de turismo, comércio e de produção industrial serão ampliadas, gerando mais empregos e ampliando as atividades econômicas da região.

"Os moradores e empresários de cidades como Betim, Divinópolis, Itaúna, Mateus Leme, Igarapé, dentre outras, quando querem se deslocar para outras capitais, são obrigados a se submeterem aos serviços do aeroporto de Confins, distante até 150 km. de algumas dessas, para ter acesso ao conforto de um transporte aéreo", avalia Tito.

Estrutura e capacidade
A construção será em uma área com cerca de 2 milhões de m², localizada no Distrito Industrial do Bandeirinhas,  distante 4 km do Centro de Betim e 15 km do Instituto Inhotim. O projeto prevê que, futuramente, o aeródromo receba aviões do porte do modelo 737-800 da Boeing, que possuem 39 m do comprimento e 37 m de envergadura, e capacidade para aproximadamente 180 passageiros.

A pista terá 1.800 m de extensão e 45 m de largura. Segundo adiantou Luiz Tito, a pista poderá ser ampliada futuramente em mais 500 metros, se essa necessidade for demandada. O terminal de passageiros ocupará uma área de 1.200 m² e terá dois jetways - pontes para embarque e desembarque de passageiros. Também serão construídos hangares para o abrigo de aeronaves de pequeno porte e de porte comercial.

"É incompreensível que uma região da importância econômica que a de Betim representa não tenha um recurso dessa natureza. Essa iniciativa é ainda mais valorosa pelo fato de ser implantada sem o comprometimento de um centavo sequer de recursos públicos. Todo o investimento no aeródromo será da iniciativa privada. Em síntese, Betim e sua região ganharão um aeródromo sem investir nada de seus respectivos orçamentos", explica Tito.

Parceria
O Aeródromo Inhotim, embora seja um investimento da iniciativa privada, contou com o apoio e a parceria da Prefeitura de Betim. Coube à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad) a primeira ação conclusiva para a liberação das obras. O licenciamento ambiental foi garantido, com ampla participação popular e do Ministério Público, durante a deliberação, enquanto era discutida a aprovação do licenciamento ambiental, concedido pelo Codema.

A Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Econômico (Seadec) participou diretamente dos trabalhos que resultaram no desenho do traçado da linha de transmissão - que estava interferindo no projeto do aeroporto. Também é função da Seadec trazer e receber novas empresas que querem se instalar no complexo empresarial no entorno do aeroporto, e o incentivo à divulgação do empreendimento visando outros investimentos na região.

Lançamento das obras do Aeródromo Inhotim
Quando:
quinta-feira, 22 de fevereiro
Horário: 14h.
Local: auditório da PUC Minas em Betim
Endereço:
Rua do Rosário, 1081, Angola.

Última Atualização: Segunda-feira, 18 de Junho de 2018 às 21:40:31