Mapa Online
Notícias . 09/06/2017
Saúde promove atividades educativas para o Dia dos Namorados

Testes rápidos podem ser feitos em todas as Unidades Básicas de Saúde

Aproveitando o Dia dos Namorados, comemorado na próxima segunda-feira, 12, as secretarias municipais de Saúde e de Comunicação, em parceria, criaram a campanha para incentivar o uso de camisinha e a realização do teste rápido, exame feito para detectar HIV, sífilis e hepatites B e C. Por meio dele, os resultados podem ser obtidos em cerca de 30 minutos.

A população pode fazer o teste  em uma das 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), mediante agendamento, ou ir ao Serviço de Prevenção e Assistência a Doenças Infecciosas (Sepadi), onde são realizadas palestras de orientação e o teste rápido, às quartas-feiras, às 14h, e às quintas, às 9h. As unidades também irão desenvolver atividades educativas para conscientizar a população.

"Além do teste, as unidades de saúde também disponibilizam preservativos gratuitamente. É importante conscientizar as pessoas sobre o uso da camisinha para evitar a transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis", afirma Yara Alvarenga Drumond, referência Técnica do Programa IST/Aids e Hepatites Virais,  da Secretaria Municipal de Saúde.

"O Brasil vive uma epidemia de sífilis e novas infecções pelo HIV aumentaram em 11%, enquanto que, no mundo, caíram, em média, 27%, de acordo com dados do Boletim Unaids de 2014. Esse dado é alarmante e mostra como ainda há muito a se fazer quando o assunto é a conscientização", ressalta.

Atividades

Durante a semana do Dia dos Namorados, as unidades de saúde irão desenvolver atividades preventivas de conscientização e para o incentivo ao teste rápido, seguindo o calendário abaixo.

ATIVIDADE

9/6/17
- Atividades de orientações sobre sexo seguro com apresentação e exposição de vídeos.
- Distribuição de preservativos.
- Realização da testagem rápida.

UBS Cachoeira

12/6 e 19/06
12/6 - Aconselhamento e testagem rápida
19/6 - CRAS Alto Boa Vista: palestra sobre ISTs com os beneficiários do programa Cartão Cesta Escola

UBS Colônia

9/6 e 12/06
- Divulgação para a população da realização dos testes rápidos e realização da testagem atendendo a livre demanda no dia 9/6,das 9h às 18hs.
- Apresentação de teatro com abordagem na prevenção das ISTs no dia 12/9 na Escola Municipal do Icaivera e na recepção da UBS com o grupo teatral Vese Encapa.
- Festa junina caracterizando a unidade com distribuição de camisinha feminina e masculina.

UBS Icaivera

12/6 e 13/6

- Roda de conversa nas escolas do bairro.
- Intervenção na residência terapêutica da região - 13/6.
- Blitz educativas na região ¿ 12/6.
UBS Campos Elíseos

7/6
 - Oficina de prevenção ministradas pela psicóloga Neide Aparecida Ferraz - 13h15.
Centro de Convivência Estação dos Sonhos
De 5/6 a 9/6 e 12/6
- Palestras educativas na sala de espera, distribuição de material informativo e preservativos.
UBS Nossa Senhora de Fátima
12/06
- Palestras Educativas na sala de espera e Blitz educativa nas ruas do bairro
UBS Bueno Franco
12/6
- Palestras Educativas na Sala de Espera, distribuição de material informativo e preservativos - 8h.
UBS Paulo Camilo
12/6
- Palestras Educativas na Sala de Espera, distribuição de material informativo e preservativos.
UBS Parque do Cedro
12/6
- Palestras Educativas na Sala de Espera, distribuição de preservativos.
UBS Cidade Verde
12/6
 - Rodas de Conversa, distribuição de preservativos.

UBS Cruzeiro do Sul
- Rodas de Conversa ¿ 9 horas
UBS PTB
6 a 9/12
- Palestra Educativa na Unidade (dias 6/6 e 9/6, às 9h)  e na Escola Doutor Orestes Diniz (7/6 às 10h)
UBS Citrolândia
12/6
- Palestras Educativas na Sala de Espera, distribuição de material informativo e preservativos e testagem rápida.
Sepadi

Última Atualização: Quarta-feira, 23 de Agosto de 2017 às 18:20:55