Mapa Online
Notícias . 20/04/2017
Sábado é dia de feira em Betim

Feira Bem Popular será inaugurada no próximo sábado, 22, com cerca de 300 expositores, atrações musicais e prestação de serviços para a população

A avenida Juscelino Kubitschek, no Centro de Betim, vai ganhar uma nova atração: a Feira Bem Popular. O trecho entre a av. Amazonas e a rua Rio de Janeiro vai receber cerca de 300 barracas com produtos diversificados. Além da variedade de itens, apresentações culturais, atendimentos de saúde e outros serviços públicos estão previstos para serem oferecidos no local. A inauguração vai ser no próximo sábado, 22, a partir das 8h.

Durante o sábado, das 8h às 15h, as barracas vão estar distribuídas pelo canteiro central, coberto por um toldo, e nas duas pistas da av. JK, no trecho compreendido da feira. A Prefeitura de Betim apoia a iniciativa por meio da Divisão de Feiras Livres, recentemente criada na Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Econômico.

"O objetivo principal desta nossa iniciativa é incentivar o comércio de produtos originados na produção doméstica, artesanal, agricultura familiar e urbana, além de promover a melhoria na qualidade de vida nas comunidades, atenuando os impactos do desemprego e oferecendo uma alternativa de renda", adiantou o chefe da Divisão, Camilo Silva.

Segunda a sexta-feira
Durante a semana, a Feira Bem Popular também irá funcionar. Entre os dias 18 e 21 de março, fiscais foram às ruas informar aos ambulantes irregulares que eles deveriam se cadastrar na sede da Seadec. Em menos de um mês, foram entregues as autorizações provisórias a 70 expositores betinenses. Agora, além da permissão, eles têm o espaço pensado para esta finalidade, com infraestrutura e segurança adequados.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rômulo Veneroso, a iniciativa foi tomada para cumprir o Código de Posturas do Município, garantir a renda dos betinenses, além de movimentar também o comércio local. "Os visitantes da feira poderão comprar do comércio tradicional e o contrário também poderá acontecer. Queremos garantir renda para os empreendedores locais de Betim, com respeito á legislação e gerando oportunidades para todos", reforçou.

Inclusão social
O local, onde agora existe a Feira Bem Popular, abrigava três ex-moradores de rua. Por decisão do governo municipal, eles foram encaminhados ao programa temporário que concede aluguel social, coordenado pela Superintendência de Habitação. Eles também serão acompanhados pela equipe do Centro-POP, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, por tempo indeterminado para promover a reinserção deles na sociedade. Os feirantes vão contratá-los para a montagem e desmontagem das barracas.

Feira Bem Popular - inauguração
Data: 22 de abril