Mapa Online
Notícias . 10/03/2017
Conheça o Banco de Leite Humano de Betim

O Banco de Leite Humano de Betim

O Banco de Leite Humano de Betim realiza um trabalho de extrema importância, uma vez que a doação de leite humano pode salvar a vida de vários bebês. O setor faz doações para cerca 30 bebês internados nas UTIs neonatais e nas maternidades do município.

Quem estiver amamentando, com leite excedente e tiver interesse em doar leite, pode entrar em contato com o órgão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 3594-2454.

O serviço de saúde pública possui uma estrutura adequada para análises rigorosas do leite, pasteurização e armazenamento. As mães interessadas em receber orientações sobre o incentivo à amamentação e/ou quiser doar o leite excedente podem entrar em contato com o setor ou procurar o atendimento presencialmente (rua Pará de Minas, 640, Brasiléia. Centro Administrativo).

Doações

Mulheres que estão amamentando e produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, com interesse em fazer a doação, devem procurar o Banco de Leite Humano de Betim. Profissionais da unidade vão à casa da mãe doadora com todo o material necessário e prestam orientações para a coleta. O recolhimento do leite armazenado pela mãe é buscado semanalmente pelos profissionais do serviço.

De acordo com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, a doadora deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação, apresentar excesso de leite e se dispor a ordenhar e a doar o excedente.

Quem não puder doar leite também pode contribuir. Para armazenar o leite humano, são necessário potes de vidro com tampa de plástico. Os potes podem ser doados ao Banco de Leite, que faz o processo de esterilização do material.

Reconhecimento

Em 2016, o Banco de Leite Humano de Betim recebeu do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Programa Internacional Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano (IBERBLH), o credenciamento Categoria Ouro.

O Banco foi classificado após ser avaliado por autoridades que compõem o programa e que representam 23 países. O credenciamento reconhece o trabalho diferenciado em Betim, com assistência de qualidade e aprimoramento contínuo, seguindo as normas do Sistema de Gerenciamento de Produção da Rede Global de Banco de Leite Humano.

Em 2015, o Banco de Leite Humano de Betim foi contemplado com o prêmio "Gente que a Sociedade Agradece", conferido pelo Instituto Mineiro de Assistência e Promoção Humana (Imaph) durante solenidade na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Banco de Leite Humano de Betim
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço: rua Pará de Minas, 640, bairro Brasiléia. Centro Administrativo.
Contato: (31) 3594-2454.

Última Atualização: Sexta-feira, 26 de Maio de 2017 às 16:53:32