YouTube Facebook Twitter
Mapa Online
Notícias . 31/01/2013
Mais Notícias
Inscrições para o Pré-Enem Municipal podem ser feitas a partir de segunda-feira (4)

A partir desta segunda (4), estarão abertas as inscrições para Pré-Enem Municipal, programa da Secretaria Municipal de Educação que funcionará nos moldes do antigo Pré-Vestibular Municipal. Para se inscrever, é necessário ter concluído o ensino médio em uma escola pública e morar em Betim. A previsão é que as aulas comecem no dia 12 de março. O principal objetivo do curso é preparar os estudantes da rede pública de ensino para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com o coordenador do projeto, Juliano Zaparolli, serão oferecidas 750 vagas em 15 escolas. "Abrimos inscrições em 19 escolas, mas apenas as 15 que tiverem o maior número de inscrição receberão aulas. Os alunos que se inscreverem nas outras quatro serão transferidos para uma das unidades em que o curso acontecerá", disse Zaparolli. Segundo o coordenador, futuramente, todas as escolas que tiverem demanda de alunos que queiram participar receberão as aulas do projeto.

Os inscritos passarão por uma prova seletiva, que será realizada no dia 3 de março, no Ginásio Poliesportivo Divino Ferreira Braga, com questões gerais sobre as disciplinas estudadas no ensino médio. "Vamos fazer uma prova seletiva devido ao grande número de inscrições que esperamos receber", afirmou o coordenador. "Os alunos que passarem nessa prova terão direito a um livro de estudo, que contém questões do Enem e explicações sobre as matérias, além de um kit de estudo, com caderno, lápis, borracha, caneta e uma mochila", ressaltou. A lista dos aprovados será divulgada no dia 7 de março, na Secretaria Municipal de Educação (Semed) e nas escolas credenciadas.

Os interessados em participar do projeto devem ir à escola credenciada em que desejam fazer as aulas do Pré-Enem levando a cópia e o original da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e histórico escolar. As inscrições serão feitas das 18h30 às 21h30, até o dia 28 de fevereiro. As aulas serão ministradas entre março e novembro, de segunda a sexta-feira, no horário das 19h às 22h. "Nos últimos anos, o Enem se tornou o principal meio de entrada para as escolas públicas estaduais e federais, por isso, vamos preparar nossos estudantes para as provas e incentivar a presença dos alunos nessas universidades", diz Juliano Zaparolli.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Semed pelos telefones 3531-2404, 3511-9128, 3532-2259 e 3532-2453.

Histórico

O Pré-Enem, o antigo Pré-Vestibular Municipal, foi criado em 2005 pela administração Carlaile Pedrosa. Na época, com 20 unidades em funcionamento, o Pré-Vestibular Municipal chegou a colocar mais de 5.000 alunos nas universidades - incluindo universidades federais e particulares.

SERVIÇO:

- Quem pode participar:

Moradores de Betim que concluíram o ensino médio em escolas públicas. Não há limite de idade.

- Como se inscrever:

Ir a uma das 19 escolas credenciadas levando a cópia e o original da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e histórico escolar atestando a conclusão do ensino médio.

- Como será a seleção:

Os candidatos serão selecionados por meio de uma prova que será aplicada no dia 3 de março, às 8h, no Ginásio Poliesportivo Divino Braga.

- Início das aulas:

As aulas acontecem de março a novembro de 2013, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.

- Escolas credenciadas onde serão feitas as inscrições:

- E.M. Abilio Gomes da Costa

- E.M. Aristides José da Silva

- E.M. Antônio D´Assis Martins (Gigante)

- E.M. Belizário Ferreira Caminhas

- E.M. Edir Terezinha de Almeida Fagundes