YouTube Facebook Twitter
Dia Mundial de Luta contra a Aids é comemorado com blitz educativa

Ação acontece na Praça do Ceabe, no centro da cidade

Em 1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Em Betim,
a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Prevenção e Assistência a
Doenças Infecciosas (Sepadi), promove nesta sexta-feira, 30, das 13h às 17h, na Praça do Ceabe (Centro), uma blitz educativa. Serão entregues no local folder educativo e preservativo gratuitos para a população. "Este ano o tema da campanha é 'Camisinha é igual sexo seguro, use sempre' e com a ação nosso objetivo é conscientizar os cidadãos sobre a importância da prevenção e do uso do preservativo para evitar o HIV e a Aids", explicou a gerente do Serviço de Prevenção e Assistência a Doenças Infecciosas (Sepadi), Meire Rodrigues.
No Sepadi são cadastrados casos de HIV/Aids. As ações realizadas pela equipe de
trabalho incluem educação em saúde para a prevenção das Doenças Sexualmente
Transmissíveis (DST/Aids), cadastro e distribuição de preservativos, campanhas e
repasse de material educativo, aconselhamento e testagem anti-HIV, diagnóstico e
tratamento precoce.
Além desse trabalho, é feito atendimento com infectologista, atendimento integral
às pessoas que vivem com HIV/Aids e assistência domiciliar terapêutica aos doentes
de Aids. De 2002 a outubro de 2011 mais de 10.600 pessoas fizeram testes para o
diagnóstico de DST. De 1996 a julho de 2011 foram notificados 951 casos de Aids no município, sendo que a faixa etária mais acometida é a de 20 a 39 anos. Em termos de porcentagem de diagnóstico positivo para HIV, os números são de 58% para o sexo masculino e 42% para o feminino.

O Sepadi

No serviço são realizadas testagem de anti-HIV (quartas-feiras às 14h e quintas-feiras às 9h), cadastro e distribuição de preservativos, orientação e repasse de material educativo, oficinas e palestras em empresas e instituições, campanhas de prevenção DST/HIV/ Aids, atendimento de pessoas infectadas e assistência domiciliar aos pacientes com Aids.

Endereço: Avenida Marco Túlio Issac, 1500, Chácara
Horário de funcionamento: Segunda-feira a sexta-feira, 7h às 18h.
Telefone: 3531-5533 e 3531-3038.

Última Atualização: Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014 às 17:15:52