YouTube Facebook Twitter
Mapa Online
Notícias . 26/10/2011
Mais Notícias
Projeto estimula convivência entre idosos e jovens do Escola da Gente por uma velhice mais saudável

Resgatar o respeito dos jovens pelos mais velhos, valor que parece ter se perdido entre as novas gerações, e ainda, promover ações em prol de uma velhice mais saudável. Essa é a proposta do projeto Melhor Idade na Atividade, que será lançado nesta quinta-feira (27/11), às 14h, no sítio utilizado pelo Programa Escola da Gente, no Bairro Duque de Caxias (anexo à Escola Municipal Tito Flávio, localizado à Rua D. Brasília, 366).

A ideia é aproveitar a infraestrutura e as atividades já desenvolvidas nas 30 escolas que trabalham o
Escola da Gente e inserir nelas um grupo de idosos, promovendo a convivência saudável e a troca de experiências entre gerações. A prefeita Maria do Carmo deve participar do lançamento do projeto, que terá ainda na programação a apresentação de um coral de alunos do Escola da Gente. "Os idosos vão, literalmente, entrar no mundo dos jovens. Por meio desta inserção social vamos estimular hábitos saudáveis e ainda promover a valorização da experiência dos mais velhos, algo valioso que só pode ser transmitido pela convivência respeitosa", destaca Roseli Duarte Moreira, uma das responsáveis pela iniciativa na Divisão de Educação Permanente da Diretoria de Educação na Saúde.

O projeto
Melhor Idade em Atividade foi idealizado pela união de esforços de duas secretarias municipais, Saúde e Educação, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Alterosas e da Escola Municipal Tito Flávio, na mesma região. Os funcionários da UBS e da escola selecionaram os 32 idosos que vão participar dos primeiros seis meses do programa. São esses idosos que acompanharão crianças e adolescentes nas atividades regularmente desenvolvidas com alunos do Escola da Gente, como oficinas e práticas esportivas. Para que isso fosse possível, eles passaram por uma bateria de avaliações da equipe da UBS. Os encontros serão três vezes por semana, sempre à tarde.

Após seis meses de experiência, os resultados serão avaliados e a proposta é expandir a iniciativa para todo o município. Atualmente, Betim dispõe de 33 UBS e 10 mil alunos contemplados pelo
Escola da Gente. "Vamos promover um círculo virtuoso. Partimos da premissa que boa parte dos problemas de saúde dos idosos têm origem emocional e pode ser evitado ou combatido com sua inserção na sociedade. Estimulando a prática de atividade física ou de lazer, ainda mais junto aos jovens, eles terão mais autoestima, ficarão menos propensos à depressão", destaca Roseli.

"Todos só tem a ganhar. No futuro, eles serão idosos mais saudáveis, que precisarão se utilizar menos do serviço público de saúde. E as crianças e adolescentes aprenderão com os mais velhos, como era antigamente", conclui Roseli. O telefone para mais informações sobre o
Melhor Idade na Atividade é o 3512-3314.

Última Atualização: Sexta-feira, 22 de Agosto de 2014 às 18:08:59