PESQUISE NO SITE
Insira seu endereço de e-mail


Prefeitura alerta sobre danos ambientais e à saúde causados pelas queimadas
......................................................................................................
 

No período de seca, os prejuízos ao meio ambiente e à saúde das pessoas em consequência das queimadas são ainda maiores. Em função do risco da propagação do fogo, a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semeia) e da Defesa Civil, alerta a população sobre a utilização das queimadas para limpeza de lotes vagos, pastos e quintais. A prática, além de contribuir para o aquecimento global, polui o ar e causa sérios problemas respiratórios principalmente em crianças e idosos.
 
A equipe de educadores da Divisão de Desenvolvimento e Educação Ambiental da Semeia está preparando um trabalho de conscientização para orientar a população dos bairros da cidade sobre como evitar as queimadas.   As atividades tem previsão de iniciar ainda neste mês.
 
A Secretaria também alerta a população para o cumprimento da Lei Municipal 4.204/2005, que prevê penalidades para os cidadãos que provocarem queimadas em suas propriedades. Comprovado o dano ambiental, o proprietário estará sujeito à multa e o registro do Boletim de Ocorrência registrado pela autoridade competente.
 
De acordo com a coordenadora da Divisão de Desenvolvimento e Educação Ambiental da Semeia, Janaína Melo, durante a atual estação, o outono, muitas folhas ficam espalhadas pelas ruas da cidade e quintais da casa. ¿O morador terá a opção de fazer a compostagem do material e adubo ao invés de optar pelo fogo para retirá-los do chão¿, orienta a bióloga.
 
Registros. Em 2009, a Defesa Civil de Betim registrou 14 incêndios em lotes, áreas verdes e edificações. Até agosto deste ano, pelo menos 33 incêndios já foram registrados na cidade. Os três batalhões do Corpo de Bombeiros que cobrem a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), registraram, até julho deste ano, 238 chamados de incêndio em vegetação nessa área. Em 2009, foram 735 chamados.
 
Para orientações e denúncias, além do Corpo de Bombeiros (193), a população pode contar com vários setores da Prefeitura de Betim:
 
Fiscalização Ambiental - 3512-3165 Polícia Ambiental - 3532-1748 Zoonoses - 3594-5424 Divisão de Desenvolvimento e Educação Ambiental - 3593-9655/3512-3171 Limpeza Urbana - 0800 283 1877/3512-3182 Defesa Civil - 199  

Seis motivos para evitar as queimadas

  1. A queimada acaba com a fertilidade do solo;
  2. A queimada lança gases de efeito estufa que contribuem para o aumento da temperatura no planeta de forma nociva aos seres vivos;
  3. A queimada aquece e seca o ar, além de lançar elementos poluentes que afetam à saúde de todas as pessoas, em especial de crianças e adultos com problemas respiratórios;
  4. Quando alguém coloca fogo no mato, as árvores que são responsáveis pela liberação do oxigênio e para manter a temperatura mais amena, também são atingidas pelo fogo;
  5. Fogo no mato é risco de incêndio e pode matar pessoas;
  6. Queimar lixo é ainda mais perigoso porque os gases produzidos pela queima são altamente tóxicos.    

Umidade do ar em Betim

A baixa umidade do ar nesta época de clima seco em todo Brasil exige cuidados com a saúde, principalmente para as pessoas que já têm ou tiveram sintomas de doenças do aparelho respiratório. Os biólogos da Divisão de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Betim fizeram, em agosto, a medição do índice da umidade do ar em 10 locais de três regiões do município. A média de temperatura nestes locais entre o período das 11h às 12h foi de 30.8º, com umidade média de 17,5%, o que significa estado de alerta de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
 
Ao sentir qualquer problema, o paciente com quadro prévio de doenças como asma, bronquite ou alergias respiratórias deve procurar uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) para receber o atendimento adequado.  É aconselhável como medida essencial para a saúde de todas as pessoas a ingestão de muita água e outros líquidos durante todo o dia.
 

......................................................................................................

Prefeitura Municipal de Betim

Rua Pará de Minas, 640 - Brasiléia - Betim-MG
CEP. 32.600-412 - Tel.: (31) 3512-3444 / 3512-3000

Resolução recomendada: 1024x768
Última Atualização: Segunda-feira, 1 de Setembro de 2014 às 08:55:18