PESQUISE NO SITE
Insira seu endereço de e-mail


Cinco fiscais reforçam sistema de limpeza urbana de Betim
......................................................................................................
 

Cinco fiscais reforçam sistema de limpeza urbana de Betim

Cerca de 800 notificações já foram registradas em três regiões da cidade. Média de adesão às regras em casos de irregularidades é de 80%

 
Uma nova equipe da Prefeitura de Betim está atuando na identificação de pontos críticos de poluição visual, despejo irregular de lixo e entulhos, e também na notificação dos responsáveis por esse tipo de irregularidade no município. O reforço ao sistema de limpeza urbana, que tem o objetivo de manter a cidade cada vez mais limpa, está sendo prestado por cinco fiscais motorizados que, desde junho, estão percorrendo ruas de todas as regiões da cidade.

As primeiras regiões que receberam a visita dos fiscais foram PTB e Imbiruçu. No PTB, 130 casos de irregularidades foram notificados. Já no Imbiruçu, foram 296. Em julho, os funcionários estiveram no Alterosas. Cerca de 420 casos já foram notificados nos bairros Dom Bosco, Alterosas 1ª Seção e Industrial São Pedro. Atualmente, a regional Vianópolis está recebendo a visita dos fiscais. Até o final do ano, todas as regiões já terão sido fiscalizadas pela nova equipe.

Antes de iniciar o serviço, os profissionais fizeram um curso de capacitação. Tática de abordagem, leis municipais e Código de Posturas do município foram os assuntos abordados durante o treinamento. Essa nova ação da administração pública visa ajudar na conscientização da comunidade, que também é informada sobre a responsabilidade de cada um com o meio ambiente.

 Código de Posturas. Para notificar os casos de irregularidades, os fiscais se baseiam nas leis municipais 2014/97, 3014/2007, e 909/69, do Código de Posturas do município. Os textos determinam regras de despejo e depósito de resíduos da construção civil e de entulhos, e a disposição de faixas, cartazes e placas em locais indevidos. Os fiscais notificam os responsáveis pelos danos ambientais, que são informados do prazo de 72 horas para o cumprimento das leis de acordo com a irregularidade encontrada. A partir daí, a pessoa deve providenciar o recolhimento dos entulhos ou a retirada de materiais que provoquem a poluição visual. Após o prazo vencido, a equipe retorna aos locais fiscalizados e confere se a notificação foi acatada.

Trabalho integrado. A ação de fiscalização funciona integrada a outras ações da Prefeitura de Betim. Os fiscais motorizados acompanham as atividades da equipe de Educação Ambiental que faz o trabalho de conscientização junto às comunidades. Ambas as equipes seguem o roteiro de mutirão de limpeza regionalizado, cronograma desenvolvido pelas Administrações Regionais. Na segunda fase da ação, a partir do próximo ano, um profissional será mantido em cada regional para dar sequência ao trabalho.  Para denúncias, informações e reclamações referentes à limpeza urbana do município, os moradores devem ligar para 0800-283 1877 ou 3512-3189

Coleta de lixo tem mudanças de horários

 Para melhorar a qualidade do serviço de coleta de lixo na cidade, a Prefeitura de Betim alterou, desde o mês de julho, os dias e horários de recolhimento de lixo em vários bairros das regiões Alterosas, Centro, Imbiruçu, Norte, PTB e Teresópolis. Somente no Citrolândia e Vianópolis não houve mudanças. Além disso, para evitar possíveis atrasos, a frota de caminhões de lixo foi ampliada. Eles foram equipados com o sistema de monitoramento de GPS para que a administração municipal fiscalize e acompanhe de forma mais eficiente o andamento do trabalho e percurso dos veículos. Para se informarem sobre as mudanças, os moradores podem ligar para 0800 283 1877. 

......................................................................................................

Prefeitura Municipal de Betim

Rua Pará de Minas, 640 - Brasiléia - Betim-MG
CEP. 32.600-412 - Tel.: (31) 3512-3444 / 3512-3000

Resolução recomendada: 1024x768
Última Atualização: Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017 às 10:05:17