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Obra da alça viária começa em agosto
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A obra de construção da alça viária que ligará o entroncamento das BRs 262 e 381 ao antigo viaduto da Krupp, na região do Alterosas, em Betim, terá início em agosto deste ano. O anúncio foi feito na tarde da quarta-feira, 26, durante encontro promovido pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Betim (Aciabe). A discussão sobre a alça contou com a presença do vice-prefeito, Alex Amaral, dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Cleanto Pedrosa; de Meio Ambiente, Geraldo Antunes; de deputados estaduais, vereadores, membros da classe empresarial e da sociedade civil da cidade, além de representantes da empresa OHL, concessionária que passou a administrar a Autopista Fernão Dias a partir de 2008.
 
Desde o ano passado, a Prefeitura de Betim vem articulando junto à OHL, a órgãos e autoridades federais e ao empresariado local, a construção da alça, devido à importância do empreendimento para a cidade. Com a definição do prazo para início da obra, que será custeada pela empresa, caberá à administração municipal, por meio da secretaria de Meio Ambiente que vai conceder a licença ambiental. As desapropriações necessárias para a realização da obra ficarão a cargo da União. O custo de sua construção ficará por conta da OHL, que não divulgou sua previsão de investimentos. A construção é uma obrigatoriedade prevista em contrato e que deve ser realizada até 2014.
 
A alça terá 9,7 km de extensão. De acordo com o secretário Geraldo Antunes, a previsão é que a licença ambiental para o primeiro trecho previsto, de 2,7 km, seja concedida em até 40 dias, ou seja, na primeira quinzena de julho. A partir do início do segundo semestre, o canteiro de obras será aberto, com prazo de conclusão deste trecho em oito meses. Ainda dentro deste período, a Prefeitura irá liberar a licença ambiental do percurso restante para que a obra tenha continuidade.
 
Apoio. Os proprietários dos terrenos que serão desapropriados no trecho da alça viária já anunciaram apoio ao projeto. "No que depender de nós, proprietários, essa obra pode começar a partir de amanhã. Nós estamos dispostos a colaborar com as desapropriações", afirmou o advogado Maurício Las Casas, um dos donos dos terrenos por onde a via irá passar.
 
Para o vice-prefeito, Alex Amaral, a realização desta obra é a porta de entrada para a realização de outras obras importantes para o município. ¿A alça é o primeiro passo para que a tão sonhada Via das Indústrias saia do papel e também para que possamos discutir obras estruturais e de mobilidade urbana, além da expansão da Fiat Automóveis e dos polos Petroquímico e Acrílico¿, ressalta Amaral.
 
Concessão. A empresa OHL assumiu a responsabilidade sobre a BR-381, que é uma das mais importantes do país, em 2008. De acordo com estudo realizado em 2005, o trecho que receberá a alça tinha tráfego diário de 1,5 mil caminhões de peças e produtos, 230 cegonheiras e 120 ônibus e similares, naquele ano.

Betim é pioneiro na concessão de licença no país

Betim é o primeiro município brasileiro a obter junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorização de licenciamento ambiental, por intermédio de delegação de competência. A medida foi adotada com base na portaria nº 6 de 29 de março de 2010. A prefeita Maria do Carmo Lara e o secretário de Meio Ambiente, Geraldo Antunes, estiveram em Brasília, para demonstrar ao Ibama a importância do empreendimento não só para o desenvolvimento de Betim, mas também de todo o Estado. Após verificar as condições legais do município, o Instituto autorizou Betim a conceder a licença. 
 
"Trata-se de uma rodovia federal e, por isso, a competência de conceder licenças é do Ibama, mas foi o próprio Instituto que delegou esta responsabilidade ao município, o que é um fato inédito em nosso país", afirmou Geraldo Antunes.
 

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Última Atualização: Sexta-feira, 29 de Agosto de 2014 às 16:56:29