PESQUISE NO SITE
Insira seu endereço de e-mail


Trabalhadoras rurais terão documentação civil gratuita
......................................................................................................
 

Betim ganhará na próxima segunda-feira, 20, uma Unidade Móvel Expresso Cidadã do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural. A iniciativa busca incluir socialmente trabalhadoras rurais nas políticas públicas, com a emissão gratuita de documentos civis. A inauguração da unidade em Betim será no assentamento Dom Orione, na região do Petrovale, a partir das 15h. A chegada do programa à cidade é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Prefeitura.

No dia da inauguração da unidade móvel, as moradoras do assentamento poderão tirar documentos como, registro de nascimento, carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além do registro junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para acelerar ainda mais o processo, a documentação será entregue na hora.

Foi por meio de ações como essa que a população rural de Betim foi beneficiada com a emissão de 19,3 mil documentos, somente em 2009. Para colaborar com a realização do mutirão, parceiros, como a Coordenadoria de Benefícios e a Coordenadoria dos Direitos da Mulher vão estar presentes.

Estrutura. A unidade móvel é composta basicamente de um ônibus, adaptado e equipado com computadores conectados à internet, impressora, máquinas fotográficas, scanner e outros instrumentos necessários à emissão dos documentos. Com esta estrutura, vários outros mutirões serão feitos no Estado e mais pessoas que residem em áreas rurais serão beneficiadas. A previsão do ministério é que em 2010 sejam realizados mutirões em 150 municípios.

Entrega. A solenidade de entrega e inauguração da unidade móvel vai contar com a presença do Ministro Guilherme Cassel, da prefeita Maria do Carmo Lara, do Delegado Federal do MDA de Minas Gerais, Rogério Correa e do Superintendente do INCRA/MG, Gilson de Souza,  entre outras autoridades.

O Expresso Cidadã foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-MG) em 2004. Desde essa época, o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) já atendeu 12,8 mil pessoas em Minas Gerais, graças à parceria com as Prefeituras, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, INSS, Instituto de Identificação do Estado e Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

......................................................................................................

Prefeitura Municipal de Betim

Rua Pará de Minas, 640 - Brasiléia - Betim-MG
CEP. 32.600-412 - Tel.: (31) 3512-3444 / 3512-3000

Resolução recomendada: 1024x768
Última Atualização: Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014 às 17:35:38