PESQUISE NO SITE
Insira seu endereço de e-mail


Betim ganhará segundo condomínio do Minha Casa Minha Vida
......................................................................................................
 

Mais um empreendimento do Minha Casa Minha Vida, programa habitacional do governo federal, foi aprovado para Betim. Agora, outras 496 famílias que residem na região Norte da cidade estão mais próximas de realizar o sonho de ter a casa própria. Isso porque o segundo condomínio que acaba de ser anunciado para o município será construído no bairro Sítio Poções, mesmo local onde as obras do primeiro residencial, com 664 unidades habitacionais, foram iniciadas em janeiro. O acordo que autoriza a construção do novo empreendimento será assinado na próxima sexta-feira, 19, às 15h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - Betim), localizado na Rua Clotildes Borges, 340, bairro Jardim da Cidade. Estarão presentes na solenidade a prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara, representantes da Caixa Econômica Federal e da construtora Passos.

 

Com um investimento de R$ 22,8 milhões do Governo Federal, o Residencial Baviera será construído em uma área de 40 mil m2 com uma estrutura de 32 blocos de quatro pavimentos. Os apartamentos serão equipados com sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. O condomínio ainda oferecerá área de lazer com quadra poliesportiva e salão de festas, além de uma vaga de garagem por apartamento. A conclusão da obra está prevista para março de 2011.

 

Para o superintendente de Habitação da Secretaria de Infraestrutura de Betim, Sebastião Domingos Neto, a assinatura de mais um acordo representa o avanço do município na implantação do programa do Governo Federal. "Estamos à frente de muitas cidades do Estado na aprovação dos empreendimentos. Agora são dois projetos liberados pela Caixa. Outros, que contemplam as regiões do PTB, Teresópolis, Citrolândia, Vianópolis e Centro, estão sendo analisados pela Prefeitura", afirma.

 

Em andamento. Enquanto a Prefeitura assina mais um acordo para dar ordem de serviço à construção do Residencial Baviera, a preparação do terreno que abrigará os dois condomínios do primeiro empreendimento aprovado - Residencial Parque das Palmeiras 1 e 2 - já está quase pronta. "Estamos concluindo a fase da terraplanagem e da fundação. A próxima etapa, prevista ainda para este mês, será a alvenaria, quando as paredes começam a ser levantadas", diz Bruno Barcelos, diretor da Habit Construtora, contratada para realizar o primeiro empreendimento.

 

Os residenciais serão construídos em uma área de 20 mil m2 e terão uma estrutura de 17 blocos de 332 apartamentos. Ambos os condomínios terão área de lazer, com centro de convivência equipado com uma cozinha, dois banheiros, churrasqueira e quadra. Os empreendimentos oferecerão, ainda, espaço reservado para estacionamento, com mais de 200 vagas para carros e motos. O investimento total para cada residencial será de, aproximadamente, R$ 15,2 milhões e o prazo estimado para a conclusão das obras, segundo a construtora, é de no mínimo 15 meses.

 

Inscrições. Até o final de fevereiro, já foram registradas cerca de 25 mil inscrições para as oito regiões de Betim. Só para a região Norte, são aproximadamente 2.620 moradores cadastrados. Os critérios de seleção desses inscritos serão baseados em três pré-requisitos principais: residir em Betim por mais de três anos, nunca ter sido beneficiado por algum programa habitacional do município ou do Estado, nem ter feito financiamento na Caixa para compra de moradia.

 

Os mesmos critérios são válidos para a realização de inscrições, que continuam abertas. Para fazer o procedimento, basta apresentar documentos pessoais, comprovantes de endereço e de renda, além de dados dos dependentes na Superintendência de Habitação. A unidade fica no Centro Administrativo, na rua Pará de Minas, 640, no bairro Brasiléia. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

Benefícios fiscais. Como forma de incentivar o projeto Minha Casa Minha Vida em Betim, a Prefeitura solicitou junto à Câmara Municipal a alteração do código de edificações do município para oferecer isenção fiscal às construtoras. Em julho, foi aprovada a Lei Municipal Nº 4.788, que autoriza a concessão de benefícios fiscais aos empreendimentos habitacionais de interesse social que atendem famílias cuja renda é de até três salários mínimos.

 

As construtoras serão beneficiadas com a isenção do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que corresponde a 2% do valor do terreno ou imóvel, e do Imposto Sobre Serviços (ISS), equivalente a 2% sobre o preço da obra. 

......................................................................................................

Prefeitura Municipal de Betim

Rua Pará de Minas, 640 - Brasiléia - Betim-MG
CEP. 32.600-412 - Tel.: (31) 3512-3444 / 3512-3000

Resolução recomendada: 1024x768
Última Atualização: Segunda-feira, 28 de Julho de 2014 às 14:59:14