PESQUISE NO SITE
Insira seu endereço de e-mail


IML começa a funcionar em Betim
......................................................................................................
 

Posto Médico Legal de Betim é o primeiro a ser inaugurado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A cidade passa, com esse serviço, a auxiliar aos familiares na identificação mais rápida dos corpos.
 
A Prefeitura de Betim e a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais inauguram, na próxima quinta-feira, 18, às 18h, o Posto Médico Legal (IML) de Betim. Com o funcionamento do instituto, um antigo problema da região será resolvido: a falta de um local adequado para realização de necropsias, exames de corpo de delito e outros serviços.

A nova sede está localizada na avenida Brasil, 60, bairro Jardim Casa Branca, onde funcionava o Centro de Convivência Cazuza, o espaço foi reformado e equipado para receber as pessoas mortas para necropsia e realizar exames em pessoas vivas. De acordo com o Delegado Regional da Polícia Civil de Betim, Dr. João Bosco Rodrigues da Silva, uma das mais conhecidas funções do IML é a necropsia, popularmente, chamada de autópsia, que é o exame do indivíduo após sua morte. ¿Porém, este tipo de exame constitui apenas 30%, na maioria das vezes. A maior parte do atendimento, 70%, é dada aos indivíduos vivos como, por exemplo, pessoas que foram vítimas de acidentes de trânsito, agressões físicas, acidentes de trabalho, estupros, entre outros¿, explica.

O delegado esclarece ainda que alguns exames como DNA, para identificação de corpos carbonizados e de pessoas desconhecidas continuarão sendo realizados em Belo Horizonte. "Os moradores de Betim têm muito que comemorar com a vinda do instituto, pois agora os corpos serão liberados, o mais rápido possível. Estamos descentralizando os serviços que, em sua maioria, eram realizados na capital", avalia. 
  
João Bosco acrescenta ainda que, "entre os inúmeros benefícios que a população de Betim e região receberão, destacam-se os exames de necropsia realizados em vítimas de homicídio, acidentes e mortes sem assistência médica, permitindo assim, a liberação rápida dos corpos às famílias. Como conseqüência, o corpo seria velado dignamente, reduzindo os custos com as funerárias, que não precisão buscar os corpos em Belo Horizonte" observa o delegado. E, continua, ¿no campo científico da investigação, os policiais civis de Betim e região podem interagir diretamente com os médicos legistas, quando da realização da necropsia ou logo após, recebendo informações que facilitarão as investigações ou, até mesmo, reforçando a convicção do delegado de polícia para lavratura de autos de prisão em flagrante. Agilizando, dessa forma, prisões e apontando à Justiça, autores de crimes contra a vida¿, conclui Dr. João Bosco.   
 
Estrutura O IML de Betim vai atender 18 municípios dessa região e foi adequado às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Conselho Federal de Medicina (CFM). O instituto conta com dez médicos legistas, cinco agentes/detetives e um escrivão, todos cedidos pela Polícia Civil e ficará sob a coordenação do delegado regional Dr. João Bosco Rodrigues. Dentro do convênio firmado coube à prefeitura disponibilizar seis técnicos de enfermagem, dois de higienização, seis estagiários de enfermagem e seis estagiários de assistência social. O IML de Betim terá entradas específicas e salas separadas para homens, mulheres e crianças. Portanto, quem for fazer exames de corpo de delito não terá contato com os corpos que chegam.

De acordo com o secretário de Saúde, Mauro Silva Reis, em termos de infra-estrutura, o IML da cidade pode ser comparado aos de grandes centros. "Pelos próximos anos, não há com que se preocupar; não podemos deixar de ressaltar que a prefeitura cedeu e adaptou o imóvel para receber o posto", informa o secretário. Mauro Reis conclui dizendo: "as instalações adequadas oferecem conforto para a população e para os profissionais, resultando em prestação de serviço público de qualidade para a população, colocando Betim com um atendimento de ponta".  

Informações para a imprensa: Fábio Costa (31) 8644-2299 (31) 3594-2156 (31) 2129-2144

Inauguração do Posto Médico Legal (IML) de Betim
Dia: 18/09/2008
Horário: 18h
Local: avenida Brasil, 60, Jardim Casa Branca


 

......................................................................................................

Prefeitura Municipal de Betim

Rua Pará de Minas, 640 - Brasiléia - Betim-MG
CEP. 32.600-412 - Tel.: (31) 3512-3444 / 3512-3000

Resolução recomendada: 1024x768
Última Atualização: Sexta-feira, 25 de Julho de 2014 às 17:25:52