PESQUISE NO SITE
Insira seu endereço de e-mail


No dia 29 de maio a Casa da Cultura Josephina Bento comemora 20 anos
......................................................................................................
 

   
 A Casa da Cultura Josephina Bento guarda muitas histórias em suas paredes. Indícios apontam para o fato de que o local possa ter sido a primeira construção de Betim. Construída em 1711 no início do Ciclo do Ouro em Minas Gerais, desempenhou uma função essencial para tropeiros, bandeirantes e sertanistas que vinham de São Paulo com destino às Vilas de Ouro, (principalmente as de Sabará e Pitangui) funcionando como uma pousada.

Em 1985, o casarão foi desapropriado pela Prefeitura de Betim que, logo em seguida, iniciou as obras para reformar o estabelecimento. Dois anos mais tarde, já restaurada, recebeu o nome de Casa da Cultura Josephina Bento, em homenagem a uma das mais antigas educadoras de Betim. Já no ano de 1998, foi tombada como Patrimônio Histórico-Cultural de Betim, pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do município.  

A casa possui uma estrutura arrojada (estrutura esta que representa a memória de Betim e abriga a história do município) da qual facilitou muito para que houvesse um reaproveitamento de seu espaço pela população, a fim de explorar a cultura da cidade. Seu espaço físico possui 20 cômodos, que comportam quatro salas de patrimônio, salão para exposição itinerante, salão principal para exposição de acervo permanente, auditório, sala Padre Ozório, corredor/galeria, sala de vídeo, dois depósitos, circulação/sala de exposição, recepção, sala de piano, copa, cozinha, dois banheiros.

Também em época de comemorações, no ano de 2002, ao completar seu 15º aniversário, a Casa da Cultura passou por outra restauração para preservar sua estrutura física e estética. O término da manutenção se deu em março de 2004, quando a Casa da Cultura retomou suas atividades e foi reaberta ao público.

Em suas dependências são ministrados vários cursos artísticos, promovidos pela Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe), como capoeira, teatro, musicalização e piano. Além disso, todo o ano, esse espaço cultural recebe exposições e apresentações, com o objetivo de valorizar as expressões artísticas locais e nacionais nas suas mais diversas representações.  

Para o presidente da Funarbe, Osvander Valadão, "a Casa da Cultura não está apenas comemorando seus 20 anos de existência, mas sim 20 anos de muita história que instrui a população de Betim e acrescenta nos saberes de cada cidadão", afirma. 
 

Confira as atrações do Aniversário da Casa da Cultura

Fonte: Funarbe

 

§          Dia 2 de maio

Exposição sobre a história da Casa da Cultura, que servia como parada de tropeiros. Além disso, haverá mostra sobre a vida e obra do escritor Guimarães Rosa - Todos os dias na Casa da Cultura, das 8h às 20h, exceto sábados e domingos

 

§          Dia 8 de maio

Música erudita - AUDITÓRIO DA CASA DA CULTURA, das 15h às 16h

 

§          Dia 9 de maio

Oficina de percussão e show com o grupo mineiro Tambolelê - Quintal da Casa da Cultura, 9h às 17h (oficinas) e 19h (show)

 

§          Dias 11, 18 e 25 de maio

Causos e Contos de Assombração - QUINTAL DA CASA DA CULTURA, às 19h

 

§          Dias 03, 10, 17, 24 e 31 de maio

Casa de História - AUDITÓRIO DA CASA DA CULTURA, às 19h

 

§          Dias 16, 23 e 30 de maio

Chá de Memória - AUDITÓRIO DA CASA DA CULTURA, a partir das 16h

 

§          Dia 22 de maio

Apresentação do pianista Arthur Moreira Lima, com o projeto Piano na Estrada - PRAÇA MILTON CAMPOS, a partir das 19h

 

§          Dia 25 de maio

Música Erudita em Betim - AUDITÓRIO DA CASA DA CULTURA, das 18h às 19h

Noite da Viola - AUDITÓRIO DA CASA DA CULTURA, às 20h

Show com Saldanha Rolim - QUINTAL DA CASA DA CULTURA, a partir das 22h

 

§          Dia 27 de maio

Aniversário da Casa da Cultura com show da cantora Zélia Duncan e abertura com a cantora betinense Joyce Sotto - PRAÇA MILTON CAMPOS, a partir das 20h

 

§          Dias 06, 13, 20 e 27/05

Encontro de Tambores - QUINTAL DA CASA DA CULTURA, a partir das 14h

 

......................................................................................................

Prefeitura Municipal de Betim

Rua Pará de Minas, 640 - Brasiléia - Betim-MG
CEP. 32.600-412 - Tel.: (31) 3512-3444 / 3512-3000